O Sistema Montessori de Educação tem sua origem na Itália, no início do século XX, através dos estudos da Dra. Maria Montessori. Mais que um método de ensino, constitui-se em uma filosofia de vida que busca o desenvolvimento pleno do ser humano baseado na idéia do “ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo”.
No ambiente escolar, o aluno vivencia situações que permitem o amadurecimento da sua capacidade de autonomia e aquisição de posturas mais equilibradas no relacionamento com o mundo e com os outros, visando a educação cósmica. Além disso propicia a evolução do educando consciente, curioso, crítico, dono do conhecimento ou cultura básica, respeitando a si mesmo e aos outros de forma responsável, independente, disciplinada e ética.
Para que esse processo aconteça naturalmente o ambiente e o espaço da escola são cuidadosamente preparados. São oferecidos materiais que despertam o interesse e a curiosidade, levando-os à aprendizagem.
O CEMJ disponibiliza práticas e modernas instalações, sendo que a última atualização de ambiente foi concluída em 02/2006, quando se deu atenção especial ao espaço reservado para a creche (que atende crianças de 4 meses a 2 anos).
É respeitado o tempo de cada um e, valorizada a opção de escolha de acordo com os princípios montessorianos. Nesse contexto o professor atua como mediador da relação de ensino-aprendizagem, observando o processo e interferindo quando necessário.
Ambiente de Aprendizagem
O foco da atividade montessoriana é para a aprendizagem da criança. O ambiente montessoriano deve ser sensível às necessidades emergentes dos alunos, de acordo com seus interesses, habilidades e potencial.
É compreendido como um espaço privilegiado para a educação, por isso deve ser maleável com a finalidade de continuar atual e perceptível aos elementos necessários para a construção do conhecimento. É um espaço cientificamente preparado para propiciar o desenvolvimento, favorecer o aprimoramento das habilidades e auxiliar no processo de construção de um ser humano comprometido com o meio ambiente., consciente de sua tarefa cósmica.
Atividade de aprendizagem
As crianças aprendem agindo no ambiente. A força motivadora da aprendizagem num ambiente montessoriano vem de dentro da criança. Este impulso para a competência é preenchido por sua curiosidade e interesse.
As relações de aprendizagem
Nesse processo as crianças são estimuladas a dar suporte umas às outras.
A espiritualidade montessoriana
Montessori via a criança para além de um organismo material, como uma entidade espiritual animada por uma força vital divina.
Características do Currículo do CEMJ
Favorece o desenvolvimento da consciência de que tudo faz parte do macroambiente, numa visão holística. Possibilita a vivência de culturas: familiar, do grupo social ao qual pertence e de sua inserção na cultura da humanidade. Mantém acesa a chama do aprender, favorecendo a criação e a ampliação dos esquemas mentais.
Atividades do aprendizado Montessori
Para Montessori, o contato direto das mãos com objetos reais a serem estudados, ou com modelos concretos que tragam conceitos abstratos para a realidade, permite aos alunos aprender com um entendimento mais profundo.
É natural que as crianças toquem e explorem coisas no mundo que as cercam. Qualquer ambiente verdadeiramente montessoriano, encoraja os alunos a se movimentar livremente dentro de limites razoáveis e com comportamento apropriado. Em geral, as crianças são autônomas na escolha dos seus trabalhos.
Um dos conceitos-chave de Montessori é a ideia de que a criança é conduzida pelo seu próprio desejo de se tornar competente e independente no mundo, aprendendo e desenvolvendo habilidades. Nesse processo de fazer escolhas independentes e explorar conceitos por conta própria, a criança montessoriana constrói sua própria consciência de identidade e seus conceitos de certo e errado, além de desfrutar de uma liberdade de movimento e escolhas consideráveis. Entretanto, sua liberdade tem limites cuidadosamente definidos no âmbito de seu comportamento, pois pode fazer qualquer coisa apropriada de acordo com as regras básicas da comunidade, mas é redirecionada com firmeza, caso ultrapasse os limites.
Nos programas Montessori, as crianças aprendem porque têm interesse pelas coisas e porque todas as crianças compartilham do desejo de se tornarem sujeitos do seu próprio desenvolvimento.
MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. Rio de Janeiro: Nórdica
ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1998