Dia do Radiologista lembra a importância do Centro de Diagnóstico por Imagem do HBJ

Dia do Radiologista lembra a importância do Centro de Diagnóstico por Imagem do HBJ

Hospital é referência no setor para municípios região da cebola

DSC03399

Nesta terça-feira, 08, comemoramos o Dia do Radiologista. A data homenageia o profissional responsável em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do Raio – X, uma das principais invenções da medicina contemporânea, ou por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano.

O Hospital Bom Jesus conta com o Centro de Diagnóstico por Imagem, onde diariamente dezenas de imagens são realizadas para atender a demanda regional, que conta com a unidade hospitalar como referencia. O setor conta com equipamentos de ultra-som, Raio X, densitometria, mamografia, cirurgia com arco em C e pleiteia as aquisição de um tomógrafo.

Para a diretora do HBJ, Irmã Edelir Stupp, o setor de imagem é muito importante para a unidade hospitalar. “Temos uma equipe preparada para operar todos os equipamentos e isso faz a diferença no atendimento. Queremos aproveitar para parabenizar a todos”, destacou.

As informações obtidas pelas radiografias podem ser as mais variadas possíveis. O diagnóstico radiológico obtido será sempre correlacionado pelo médico solicitante com os dados de história clínica e de exame físico para chegar a um diagnóstico definitivo.

A Dia do Radiologista foi  criado em 8 de Novembro de 1895, quando o físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen começou a fazer experiências em seu laboratório na Universidade de Wurzburg que viriam a se tornar uma das maiores descobertas da medicina contemporânea.

Em 22 de dezembro do mesmo ano, Roentgen usou a radiação para fotografar os ossos da mão de sua esposa. Sem saber ao certo o tipo de “raio” capaz de fazer tal feito, o alemão chamou a invenção de “Raio-X”, sendo que o “X” sempre foi usado para indicar aquilo que é indeterminado ou desconhecido.

Depois de aperfeiçoar sua descoberta, Roentgen recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903, por ter criado o “Raio-X”.

Assim, os profissionais da área decidiram decretar o dia 8 de novembro como o Dia do Radiologista, homenageando a data em que o cientista começou seus estudos que levariam a descoberta de um dos aparelhos mais importantes do século XX.

dia radiologista