Hospital Bom Jesus se despede de árvores para revitalizar Praça Irmã Paulina
Hospital Bom Jesus se despede de árvores para revitalizar Praça Irmã Paulina
Infelizmente na manhã desta segunda-feira, 20, tivemos que nos despedir das nossas companheiras de décadas em frente ao Hospital Bom Jesus (HBJ). Não queríamos que elas fossem cortadas e arrancadas, mas a medida foi necessária para que o projeto de revitalização da Praça Irmã Paulina e de acessibilidade ao HBJ pudesse ser executado com eficiência.
De acordo com as arquitetas que desenvolveram o projeto, as árvores precisaram ser retiradas para que fossem adequados todos os passeios com acessibilidade nas larguras previstas pelo plano diretor em Ituporanga, e as raízes grandes iriam dificultar essa adequação. No novo projeto existe uma proposta de arborização com palmeiras, que ainda está em estudo se será adequado na calçada ou na parte de jardim que vai separar os dois níveis de acesso previstos.
A madeira resultante do corte das árvores será disponibilizada para uso no próprio hospital, na cozinha.
De acordo com a diretora do HBJ Irmã Edelir Stupp, essas, infelizmente não foram às primeiras árvores que precisaram ser retiradas para adequação de projetos em Ituporanga. Grande parte delas, foram plantadas na década de 60, época em que não se tinha um planejamento necessário para expansão da nossa cidade. “Lamentamos precisar fazer o corte das mesmas, porem toda a execução do projeto está sendo realizada seguindo todas as recomendações e licenças necessárias”, explicou a diretora.
Conscientes da necessidade de se preservar o meio ambiente o Hospital Bom Jesus, vai realizar o plantio de pelo menos 100 mudas de árvores em outros locais do município. A ideia é buscar uma parceria com a administração pública, disponibilizando essas mudas para um projeto de arborização em pontos estratégicos de Ituporanga.
As obras de revitalização da Praça e que vão beneficiar o acesso a todos os pacientes no HBJ devem ser concluídas em até 3 meses.