Hospital Bom Jesus lança campanha de Outubro Rosa para incentivar a realização de mamografias

Com o tema “A mamografia merece um lugar na sua agenda”, iniciativa orienta mulheres sobre a importância do exame e o acesso gratuito pelo SUS
O Hospital Bom Jesus (HBJ), de Ituporanga, promove durante o mês de outubro a campanha “Outubro Rosa: a mamografia merece um lugar na sua agenda”. A iniciativa busca incentivar o cuidado com a saúde das mamas, esclarecer dúvidas sobre o exame e orientar as mulheres sobre o acesso à mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 78 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil para o triênio de 2026 a 2028. A doença é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no país, cenário que reforça a importância da detecção precoce. De acordo com o médico radiologista do Hospital Bom Jesus Dr Leandro Jorge Machado no quesito prevenção, a mamografia é o exame mais eficaz para diagnóstico precoce da doença.
“O exame de mamografia é capaz de detectar nódulos e também alterações muito iniciais do câncer de mama. As mulheres realizando o exame de rastreio uma vez ao ano como é recomendado, dificilmente vai passar despercebido, numa fase que não seja inicial, e isso possibilita um tratamento mais efetivo e até mesmo a cura do câncer de mama”, explica.
No SUS, a mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 74 anos, a cada dois anos. Mulheres de 40 a 49 anos também têm acesso ao exame, e podem fazer anualmente e nas demais idades a indicação considera o histórico de saúde, os sintomas e os fatores de risco.
O hospital conta com aparelho de mamografia e profissionais responsáveis pela realização dos exames e pela análise das imagens. Para ter acesso ao serviço pelo SUS, basta que as mulheres procurem a unidade de saúde do seu município para avaliação e requisição médica. O agendamento do exame é realizado pela própria Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Alvina Will Kersbaumer Técnica em radiologia e Mamografia o exame é bem simples e rápido de fazer. “As mulheres que vem pela primeira vez chegam aqui com um certo receio, mas o exame é bem simples, pode gerar um leve desconforto na hora da compressão das mamas, mas isso dura poucos segundos”, comenta.
Todo o exame desde a recepção das pacientes, coleta das informações e realização dura em média 15 minutos. No dia da mamografia, a orientação é não usar desodorante, talco ou cremes nas mamas e axilas, não precisa estar em jejum e é necessário ter em mãos a prescrição médica.



