Hospital Bom Jesus desenvolve ação em alusão ao dia de Combate a exploração infanto juvenil
Hospital Bom Jesus desenvolve ação em alusão ao dia de Combate a exploração infanto juvenil
O mês de maio chama atenção para o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes e no Hospital Bom Jesus uma ação foi realizada com o intuído de chamar a atenção para o tema, já que muitas vezes o hospital acaba sendo porta de entrada para esses casos.
No dia 18 de maio, que foi o dia dedicado para defender essa a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro, foram distribuídos materiais informativos e alusivo também a data foram plantadas flores amarelas (símbolo da campanha) que estão mantidas em local de destaque na recepção da entidade, para chamar a atenção das pessoas.
Participaram da ação de conscientização colaboradores de vários setores.
A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Os casos de exploração que por ventura derem entrada no HBJ, são encaminhados aos órgãos competentes, cabendo a Unidade Hospitalar, a avaliação e análise clínica da vítima.