Dia mundial de luta contra a AIDS tem orientação sobre a doença no Hospital Bom Jesus

Dia mundial de luta contra a AIDS tem orientação sobre a doença no Hospital Bom Jesus 

 9d016180-d529-412f-8a39-d98078171a1c

Nesta quinta-feira, 01, foi celebrado o Dia Internacional de Luta contra a AIDS.  A data tem como objetivo lembrar a sociedade da intensa luta travada contra a AIDS e trazer os valores de compreensão, solidariedade e apoio as pessoas infectadas pelo vírus HIV/AIDS. Para chamar à atenção a campanha em vários setores da Hospital Bom Jesus (HBJ) os profissionais trabalharam com camisetas personalizadas.

“O intuito das camisetas é chamar atenção para a campanha e para  a prevenção. Os profissionais aproveitaram o dia também para repassar orientações sobre a doença e as formas de prevenção”, explica a diretora da entidade Irmã Edelir Stupp.

A AIDS é uma doença que afeta o sistema imunológico, e é contraída a partir do vírus HIV, que diminuí drasticamente a capacidade imunológica do organismo, tornando-o fraco e suscetível ao aumento de infecções e doenças, que ele não é capaz de combater.

A forma de contagio pelo vírus ocorre através de relações sexuais de qualquer tipo, transfusões de sangue, amamentação por leite materno, contato com secreções, contato com instrumentos cortantes que não tenham sido esterilizados, como equipamentos cirúrgicos, seringas, entre outros de pessoas infectadas.

A AIDS não tem cura e o tratamento consiste na administração de anti-retrovirais que agem no organismo com a redução das infecções, diminuição da replicação do vírus HIV no organismo e proporciona melhora na qualidade de vida do doente.

Mitos da AIDS

Devido à falta de conhecimento, por muito tempo criou-se mitos que se perpetuaram e ajudaram a discriminar pessoas contaminadas, como por exemplo: somente homossexuais contraiam AIDS ou mesmo que devia ser evitado qualquer tipo de contato com a pessoa infectada, até mesmo um aperto de mão.

Após anos de debate acerca da AIDS, esses mitos vão sendo quebrados, pois já é conhecido que qualquer pessoa, independente de sexo ou orientação sexual, pode adquirir o vírus se não se proteger, e que contatos que não envolvam secreções ou transfusões não disseminam o vírus.

Origem do Dia Mundial da Luta contra a AIDS

A origem do Dia Mundial da luta contra a AIDS vem da Assembleia Mundial de Saúde, quando em agosto de 1987, dois colaboradores do programa global em AIDS chamados James W. Bunn e Thomas Netter, levaram a ideia de criar a data ao então diretor do programa Dr. Jonathan Mann, que gostou e sugeriu que a data ideal no calendário fosse 1 de Dezembro, pois era depois das eleições norte-americanas e antes do Natal, podendo assim ser mais lembrada, sendo que a primeira celebração ocorreu em 1 de Dezembro de 1988.

A data foi criada também para discussão e diminuição do preconceito que afetam as pessoas infectadas e muitas vezes pode atrapalhar o tratamento da doença, que se não cuidada, mata em pouco tempo. O preconceito é gerado principalmente pelo desconhecimento, mitos que são criados e pelo medo que a doença gera.

Nos primeiros anos o Dia Mundial da Luta contra a AIDS focou nas crianças e nos jovens, e apesar de ter sido criticado por não focar em todas as idades, ajudou a criar uma conscientização sobre a doença e quebrar preconceitos e aumentar o conhecimento sobre a doença.

Temas e Datas Comemorativas

A partir daí todos os anos as Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde determinam um tema para ser debatido durante o ano e especialmente em dezembro, com objetivo de promover a campanha de luta contra a AIDS e alcançar um maior nível de debate acerca do tema, trazendo o mesmo para a realidade do momento. Entre os temas que já foram abordados nestas datas comemorativas desde 1988 estão: Comunicação, Juventude, Mulheres e AIDS, AIDS e a Família; mais recentemente o tema tem sido estendido por alguns anos, tentando assim manter um foco em pontos mais críticos e atingir metas, como por exemplo, desde 2011 em que o tema é Infecção Zero, que tem como meta: zero novas infecções, zero pessoas discriminadas e zero mortes por HIV.

Símbolo de Solidariedade

Em 1991 criou-se o chamado símbolo da solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. Foi escolhido para representar essa luta o laço vermelho, que representa a ligação com o sangue e a paixão, e tem origem no laço amarelo, que representava a honra aos soldados que atuaram na guerra do golfo pelos EUA.

O Brasil na Luta contra a AIDS

No âmbito nacional a luta contra a AIDS também merece destaque, sendo também celebrado em 1 de Dezembro.

Na definição dos temas mundiais a ONU e a OMS, levam em consideração os níveis de crescimento e controle de cada país e o Brasil, a partir da década de 90 tornou-se referência mundial na luta contra a AIDS, principalmente por garantir tratamento gratuito através do SUS em nível nacional há cerca de 16 anos, oferecendo medicamentos e acompanhamento médico, além de promover diversas campanhas para minimizar o contágio e diminuir o preconceito.

88c09701-2cd8-4266-8ada-a8df9e693170